Em Canela, Secretaria de Educação fiscaliza tarefas de estudantes

Um servidor realiza visitas presenciais para verificar por que estudantes não estão fazendo os temas elaboradas pelas escolas

Por meio de uma planilha, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Canela, na Serra Gaúcha, controla as atividades dos estudantes da rede municipal de ensino. Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de coronavírus, as tarefas semanais para os alunos da educação infantil (turmas de Pré I e Pré II) e do ensino fundamental são disponibilizadas pelo site canelaeduca.com.br ou retiradas impressas por pais e responsáveis nas próprias escolas.

Com a planilha, a secretaria pode verificar quem não está buscando ou acessando os temas. Em relação a estudantes infrequentes, entra em ação a Busca Ativa Escolar, uma das estratégias do programa “Fora da Escola Não Pode!”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, para auxiliar os municípios a combater a evasão. No caso, um servidor realiza visitas presenciais, com os devidos protocolos de segurança, para verificar por que os estudantes não estão fazendo as atividades elaboradas pelas escolas, que junto enviam um representante (professor, supervisor ou diretor).

Autonomia

O Conselho Nacional de Educação, no Parecer nº 005/2020, deu autonomia para os conselhos estaduais e municipais reordenarem seu calendário letivo, repor os conteúdos e validar as atividades remotas durante a suspensão das aulas presenciais por causa da Covid-19. Assim, as atividades retiradas nas escolas ou acessadas no site devem ser repassadas pelos responsáveis aos estudantes, pois valem tanto quanto as presenciais.