Distanciamento: nove regiões gaúchas seguem com alto risco epidemiológico

As bandeiras ficam vigentes a partir da 0h desta terça (11) até as 23h59 da próxima segunda-feira (17).

Nove regiões gaúchas seguem em bandeira vermelha no sistema de Distanciamento Controlado. Elas são classificadas como de alto risco para a transmissão do coronavírus. As bandeiras ficam vigentes a partir da 0h desta terça (11) até as 23h59 da próxima segunda-feira (17).

O mapa preliminar das bandeiras apontava 12 regiões como de alto risco. Ao todo, 25 municípios ou entidades representativas regionais acionaram o Estado para reclassificação do quadro. O Governo do Estado concedeu três desses pedidos. O mapa definitivo ficou com nove regiões em bandeira vermelha e 12 em laranja, quando há risco médio de transmissão.

Depois da análise de recursos, o Estado ficou com 239 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 59,3% da população gaúcha (6.720.617 habitantes). Desse total, 115 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 4,9% da população gaúcha (554.999 habitantes).

As reconsiderações aceitas foram de Bagé, cujo pedido foi encaminhado pelo município para toda a região, e das associações regionais de Guaíba e Uruguaiana. Foram indeferidos pedidos das regiões de Passo Fundo, Palmeira das Missões, Erechim, Capão da Canoa, Taquara, Canoas e Pelotas. Os sete agrupamentos se somam a Novo Hamburgo e Porto Alegre, que já estavam em vermelho, e seus representantes não apresentaram pedido de reconsideração.