Dias de funcionamento do comércio são alterados em Porto Alegre

Novas regras para as atividades econômicas foram estabelecidas pela prefeitura da Capital.

Um novo decreto que permite abertura do comércio em Porto Alegre foi publicado nesta sexta-feira (14). No documento, a prefeitura alterou os dias de funcionamento das atividades econômicas. O comércio passou a ter autorização para receber clientes de segunda a quinta-feira.

A intenção da prefeitura de Porto Alegre era de autorizar as atividades de segunda a sexta, mas, devido a uma ordem judicial no Dia dos Pais, o Executivo recuou. O novo decreto estabelece o funcionamento por quatro dias, como previsto no sistema de bandeiras do Estado, enquanto a equipe constrói uma alternativa.

Ficam permitidos, tanto os estabelecimentos de rua quanto de shoppings ou centros comerciais, a funcionar somente de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h. Os serviços seguem podendo operar com horário reduzido de segunda a sexta-feira. Já os locais classificados como permitidos ou essenciais podem abrir sem restrição de horário.

Restaurantes e demais estabelecimentos gastronômicos podem seguir recebendo clientes. É permitido o consumo de alimentos no interior dos espaços das 11h às 17h, com restrição de ocupação. O serviço de pegue e leve (take away), com entrada para retirar, segue permitido independente do horário.