Derrota encerra sequência de empates do Xavante na Série B

O excesso de jogadores defensivos impedia uma postura mais aguda do time de Pelotas.

O Brasil de Pelotas foi a Maceió, Alagoas, enfrentar o CRB pela quarta rodada da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada pelo treinador Hemerson Maria vinha de três empates na competição, contra Ponte Preta, Oeste e Cuiabá.

Mas não foi dessa vez que o Xavante obteve sua primeira vitória na competição. Jogando com três defensores no miolo da zaga, o Brasil viu a equipe alagoana tomar conta das ações logo nos primeiros minutos do jogo. Em um determinado ponto da partida, o controle da bola por parte do CRB beirava os 75%. Faltava ao clube nordestino traduzir a superioridade em chances efetivas de gols. A reforçada zaga do time gaúcho impedia ações do principal nome do adversário – o centroavante, artilheiro da série B, Léo Gamalho.

A primeira etapa terminou sem grandes oportunidades, mas com visível vantagem da equipe da casa. O excesso de jogadores defensivos impedia uma postura mais aguda do time de Pelotas.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o CRB veio com mais ímpeto tentar a vitória para cima do Brasil. As jogadas do time alagoano, no entanto, se restringiam a bolas alçadas da intermediária na direção de Gamalho, mas com falhas de execução. A melhor chance até aquele momento veio com Erik, do CRB. Ele cobrou falta frontal de média distância, no ângulo de Rafael Martins, que espalmou para escanteio. A bola ainda tocou na trave.

Aos 24 viria o gol do CRB. Após infiltração de Diego Torres pela esquerda, o jogador cruza rasteiro no meio da área para o artilheiro Léo Gamalho tocar para o gol. É o quarto de Gamalho na competição, o 12º na temporada. O time alagoano seguia em cima do Brasil. Aos trinta Diego Torres chutou da entrada da área para Rafael Martins espalmar. Na sequência do lance, a bola chegou em Léo Gamalho no centro da área. Ele dominou, aparentemente com o braço, e tentou duas vezes se livrar do goleiro para empurrar para as redes, mas não conseguiu.

O jogo terminaria sem mais grandes oportunidades. Com  o resultado, o Brasil ocupa a 15ª colocação na série B, com três pontos, a um ponto do Oeste, primeiro time a ocupar a zona de rebaixamento. O próximo jogo do Brasil de Pelotas é contra o Sampaio Corrêa, no sábado, no estádio Bento Freitas, em Pelotas, às 21h.