Comércio não essencial reabre lojas em Porto Alegre

A abertura ocorre após permissão da prefeitura, com uma série de normas a serem cumpridas.

O comércio não essencial retomou suas atividades nesta quarta-feira (12) em Porto Alegre. A abertura ocorre após permissão da prefeitura, com a condição de que sejam mantidas as normas de distanciamento social, além de reforço na higienização dos ambientes. A medida vale entre esta quarta e a próxima sexta-feira (14).

Os estabelecimentos precisam respeitar o horário de abertura, às 10h, e de fechamento, marcado para às 17h. Outra condicionante para a reabertura é a limitação de funcionários trabalhando. O município determinou que apenas 25% dos empregados podem atuar. Os trabalhadores que atuam com serviços essenciais não adotam este protocolo.

Estabelecimentos de prestação de serviços, inclusive em centros comerciais e shoppings centers, ficam autorizados a operar somente de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, conforme o decreto municipal.

O texto também regulou o funcionamento de salões de beleza e barbearias, que deve ser realizado com equipes reduzidas. Deve haver restrição no número de clientes simultâneos e a lotação nas salas de espera ou de recepção não poderá exceder 25% do limite do ambiente.

A reabertura acontece justo quando os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Porto Alegre seguem próximos de 90% de ocupação. Entre pacientes suspeitos e confirmados para coronavírus, são 393 pessoas em atendimento até o meio-dia desta quarta-feira. Destas, 346 já têm diagnóstico positivo para o vírus Sars-Cov-2.