Com registro recente de 2 óbitos, Rio Grande abre comércio no fim de semana

O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, assinou o decreto que permite o funcionamento.

Enquanto a cidade vizinha Pelotas realiza lockdown neste fim de semana, em Rio Grande, desde esta sexta-feira (7) até sábado (8), é possível a abertura do comércio, às vésperas do Dia dos Pais, data importante para o segmento. O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, assinou o decreto 17.317 em que é permitido o funcionamento dos serviços nos termos do Decreto Estadual nº 55.413/20.

Pelo documento, na segunda-feira (10), todas as atividades seguirão as regras sanitárias de funcionamento de operação dos segmentos baseados no decreto do estado, sob a bandeira vermelha, mais restritivo.

A medida que permite a reabertura no curto período coincide ainda com o registro de mais dois pacientes contaminados pelo vírus da Covid-19 que vieram a óbito, conforme o Boletim da Vigilância Epidemiológica da prefeitura do Rio Grande divulgado nessa quinta-feira (6).

Os casos são de dois homens, um com 78 anos e outro com 66 anos. Eles eram aposentados e sintomáticos para a doença. Com isso, subiu para 75 o número de mortes no município pela Covid-19.

No boletim, constam mais 51 casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, aumentando o total para 1.644 desde o início da pandemia. Destes, 85 estão em isolamento domiciliar e hospitalar, 75 vieram a óbito e 1.484 estão recuperados. Os pacientes com suspeita de estarem com o vírus são 35 e os descartados para a doença somam 2.538.

Conforme acompanhado pela Secretaria de Município de Coordenação e Planejamento (SMCP), com base no aplicativo In Loco, o índice de distanciamento social em Rio Grande na quarta-feira (5) foi de 41,1%. A taxa permanece abaixo do mínimo desejável, de 60%.