Cercamento eletrônico de Porto Alegre ganha reforço de 186 câmeras

Equipamentos de monitoramento ficarão localizados em vias internas e na rota de saída da Capital.

O cercamento eletrônico de Porto Alegre está ganhando reforço de 186 câmeras, que se juntam a outras 162 de pardais e lombadas já integradas ao sistema. A novidade representa uma ampliação de 115% no monitoramento. O anúncio foi feito pelo prefeito Nelson Marchezan Junior na tarde desta quarta-feira (12).

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, ainda estão sendo instaladas outras 75 câmeras de videomonitoramento de alta definição. Os equipamentos contam com sensores analíticos e capacidade de detecção facial. O investimento é de R$ 7, 8 milhões.

“Avançamos na qualificação das nossas câmeras e na formação de um cerco completo para tornar a cidade ainda mais segura. Temos maior agilidade na troca de informações e na intensificação da cooperação entre os órgãos de segurança estaduais e federais para execução de ações mais assertivas no combate à criminalidade. Hoje, se combate a criminalidade com tecnologia e inteligência. Essa ferramenta é fundamental para a execução de operações de segurança”, disse Marchezan.

A prefeitura ressalta que, desde o início do cercamento eletrônico, em maio de 2018, houve redução de 61% nas ocorrências de furtos e roubos de veículos na Capital.

Locais

As novas 76 câmeras que irão monitorar as entradas e saídas da Capital estão sendo instaladas em 20 locais. Destas, 47 já estão operando, em 15 pontos. Os equipamentos foram instalados nos limites municipais com Alvorada, Viamão e Cachoeirinha.

Restam cinco pontos em rodovias federais para instalação. Três deles já foram liberados pelo Dnit (divisa de Eldorado e Canoas) e dois aguardam liberação da CCR Via Sul/ANTT (BR-448 e BR-290).

Outras 110 câmeras serão utilizadas para ampliar o cercamento em 48 pontos de vias internas da Capital. 100 já foram instaladas).

Veículos furtados 

O cercamento eletrônico vai monitorar 1,5 milhão de passagens de veículos por dia. Todos os alarmes de furtos e roubo de veículos são triados e despachados para a Brigada Militar e Polícia Civil.

“Acreditamos que o sistema é uma ferramenta excepcional no subsidio de informações aos órgãos de segurança pública”, ressalta o gerente de projetos da Secretaria Municipal de Segurança, Gabriel Meneghetti.

Segundo Meneghetti, o sistema vem colaborando para a redução das ocorrências envolvendo veículos. Ele destaca que, desde o início da operação,  2.443 veículos furtados tiveram passagem confirmada pelo sistema. 952 deles foram recuperados.