Aplicativo mostra localização dos ônibus intermunicipais de Cachoeirinha

Usuários podem acompanhar chegada dos veículos nas paradas em tempo real

O aplicativo TEU! Ônibus passou a disponibilizar a localização em tempo real dos ônibus intermunicipais de Cachoeirinha. Por meio da ferramenta, é possível acompanhar a movimentação dos ônibus na tela do celular e saber em quanto tempo cada veículo chegará na parada.

A aplicação também recebeu uma atualização e agora permite que os usuários façam a roteirização dos seus trajetos até o seu destino. A função inclui os trechos que devem ser feitos a pé até a parada mais próxima, indicada no aplicativo.

Para oferecer o serviço, a empresa Transcal, operadora do transporte intermunicipal de Cachoeirinha, está instalando o sistema de GPS em toda a sua frota. Os veículos da empresa percorrem 75 linhas distribuídas nas categorias Convencional, Executiva e Seletiva. São realizadas mais de 700 viagens por dia.

“O aplicativo nos ajuda a oferecer um serviço mais assertivo e confortável ao passageiro. Vivemos um período no qual o transporte coletivo enfrenta novos desafios, ao mesmo tempo em que se faz ainda mais fundamental para a mobilidade urbana, e por isso acreditamos que ferramentas modernas como essa são essenciais”, afirma Alexandre Biazus, diretor da Transcal.

Roteirização

Uma das funções que mais poderão facilitar o deslocamento dos usuários é a roteirização dos trajetos. Com a ferramenta, o usuário precisa apenas digitar os endereços de partida e de destino – dentro da Região Metropolitana atendida pelo sistema TEU! – para que o mapa mostre o caminho que a pessoa deve fazer até a parada de ônibus mais próxima. O mapa também indica as linhas que devem ser tomadas para se alcançar o destino e ainda o tempo de deslocamento.

Com o app, o usuário também pode acompanhar o deslocamento do veículo pelo traçado do itinerário no mapa e ter uma previsão do horário no qual o veículo irá passar na parada, podendo assim se deslocar até o ponto somente quando o ônibus estiver chegando.

Pesquisas sobre as linhas por cidade e horário e seleção dos veículos que possuem acessibilidade também são possibilidades que o app entrega para o usuário.

App TEU! Ônibus

Com a inclusão da frota da Transcal, o app TEU! Ônibus ganha mais relevância para a população da Região Metropolitana que utiliza o transporte público. A ferramenta já era usada pelas empresas SOUL, Viação Alvorada e Sogal, além dos consórcios Cteu e CMT. Os serviços abrangem Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Sapucaia do Sul e Esteio.

O aplicativo, uma iniciativa da ATM (Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros), é abastecido com informações de mais de 800 veículos de 565 linhas. O app, criado em 2018 e com mais de 12 mil usuários ativos, está disponível para os sistemas iOS e Android e pode ser baixado gratuitamente.