Após acordo, Zaffari doará R$ 1 milhão por vender queijo com bactérias

Um inquérito civil apurou presença da bactéria Listeria Monocytogenes em queijo fatiado comercializado em loja da Companhia Zaffari

A Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor firmou um acordo com a Companhia Zaffari Comércio e Indústria após vender queijo com bactérias.

Um inquérito civil apurou presença da bactéria Listeria Monocytogenes em queijo fatiado comercializado em loja da empresa.

O acordo, firmado nesta quinta-feira (23),  considerou os resultados obtidos em decorrência de monitoramento determinado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério Público, nos autos do procedimento investigatório, instaurado em 2017.

“Que confirmaram novamente a presença da bactéria na mesma loja, além de contagem relevante dos parâmetros microbiológicos referentes a bolores, leveduras e coliformes no produto queijo mussarela de um fornecedor, fracionado pelo Zaffari e exposto à venda na loja da Avenida Ipiranga, n.º 5200, em Porto Alegre”, diz a nota do Ministério Público.

Segundo o Ministério Público, o ajuste também respeitou a condição exigida pela empresa, de encaminhamento de no mínimo 70% da indenização para obras de construção do novo Setor de Emergência da Associação Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

“E o valor remanescente, qualificação dos serviços prestados pelos órgãos públicos de segurança que atuam no Rio Grande do Sul, visando à modernização tecnológica e aparelhamento finalístico destas entidades.”

Conforme, o Ministério Público, a Companhia Zaffari comprometeu-se em manter monitoramento através de laudos mensais, a fim de evitar nova ocorrência da bactéria Listeria Monocytogenes em queijos fatiados em suas instalações.

Também obrigou-se a manter controle rigoroso de seus fornecedores de queijos fatiados em suas unidades.

“A título de indenização aos interesses difusamente considerados, a Companhia Zaffari Comércio e Indústria doará R$ 1 milhão em valores e em doação de equipamentos distribuídos às entidades acima mencionadas”, completa a nota.