Unidade de saúde é fechada após surto de coronavírus, em Caxias do Sul

Uma unidade básica de saúde foi fechada em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, após um surto de coronavírus entre os funcionários ser confirmado. A UBS Cinquentenário está com as atividades suspensas desde a manhã desta sexta-feira (3).

Cinco servidores testaram positivo para a a Covid-19, até o momento. De acordo com a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), eles já estavam afastados desde o início dos sintomas. Ao todo, a UBS conta com 20 profissionais da saúde e uma higienizadora.

O prédio da unidade de saúde será desinfectado pela prefeitura nos próximos dias, mas será desativado. A UBS Cinquentenário deverá ser reaberta em 30 dias, em novo endereço. A unidade será instalada na avenida Júlio de Castilhos, número 3633, em frente ao SENAC, na região do bairro Cinquentenário.

Como o local atual é pequeno para o número de usuários atendidos – cerca de 25 mil – e não tem janelas, a SMS já estudava um novo espaço para a unidade. Após o surto registrado entre os funcionários, a UBS foi fechada e a mudança foi acelerada.

O secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, disse que, após rastreio epidemiológico, foi constatado que a contaminação entre os servidores ocorreu no refeitório da UBS. “Todos os usuários que estiverem com sintomas gripais e foram atendidos na UBS Cinquentenário no período de 11 de junho a 1º de julho serão testados após o 14º dia do início dos sintomas”, reforçou Castro.

Enquanto a UBS Cinquentenário estiver fechada, conforme a Prefeitura de Caxias do Sul, quem necessitar de atendimento deve procurar as UBSs de referência, que são Centro de Saúde, Rio Branco, Tijuca e UPA Central.