Troca representação no consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre

Julia Harlan será substituída por Shane Christensen

O novo Cônsul Geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, deve chegar à Capital gaúcha esta semana. Julia Harlan deixou o posto de Cônsul Geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre na última sexta-feira (10).

Sob o comando de Julia, que assumiu a função em junho de 2017, a representação diplomática foi reconhecida pelo Departamento de Estado dos EUA como Consulado Geral em 2019.

No período em que esteve a frente do cargo, foram emitidos mais de 130 mil vistos. O Rio Grande do Sul recebeu missões americanas dos setores hospitalar e agrícola, deu passos importantes rumo à internacionalização ao sediar seminários SelectUSA e criou a primeira frente parlamentar estadual Brasil-Estados Unidos.

Foi sob a liderança dela que os Estados Unidos voltaram à Expointer com um estande próprio depois de 25 anos. Santa Catarina também recebeu seminários SelectUSA e missões comerciais.

Programas de intercâmbio

A cooperação nas áreas de segurança pública e educação também foi foco de sua gestão. Policiais americanos especializados em violência de gênero, contraterrorismo e controle de fronteiras deram treinamentos a colegas locais. Centenas de jovens e adultos gaúchos e catarinenses participaram de programas de intercâmbio patrocinados pelo governo americano, como o Jovens Embaixadores e o Programa de Liderança de Visitantes Internacionais (IVLP).

Professores de inglês da rede pública receberam treinamento para aperfeiçoar o ensino do idioma, e alunos, por sua vez, puderam frequentar aulas gratuitas de inglês. No ensino superior, foram inaugurados na PUCRS, na Universidade de Caxias do Sul e na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) três novos escritórios do EducationUSA, que oferece orientação gratuita a interessados em estudar nos Estados Unidos.

Nesses três anos, a cônsul geral e seu time trabalharam também para mostrar a pluralidade da cultura americana. Os gaúchos e catarinenses puderam experimentar pratos tradicionais dos Estados Unidos com influência africana preparados pelo chef Jerome Grant, do Smithsonian National Museum of African American History and Culture, de Washington, D.C., e no tradicional palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, receberam com aplausos o som da banda gospel Oscar Williams and the Band of Life.

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, reconheceu o trabalho de Harlan. “A liderança de Julia Harlan como cônsul geral no Sul do Brasil aumentou o nível de envolvimento dos Estados Unidos na região. Continuaremos a nos beneficiar desse engajamento nos próximos anos.”