fbpx

São José do Norte terá lockdown no próximo fim de semana

Cidade no Sul do RS terá bloqueio total para conter avanço da Covid-19
Foto: Prefeitura de São José do Norte/Divulgação (Arquivo)

O município de São José do Norte, na região Sul do Estado, terá lockdown no próximo fim de semana, o qual marca o início de agosto. Para conter o aumento de casos da Covid-19 na cidade, foi determinado o fechamento total do comércio e a restrição de diversos serviços entre a 0h de sábado (1º) e as 6h de segunda-feira (3).

Poderão funcionar durante o período somente farmácias, postos de combustíveis, centros médicos e odontológicos, distribuidoras e revendedoras de gás e água mineral, clínicas e farmácias veterinárias, hotéis e pousadas e funerárias. Serviços de transporte e segurança serão permitidos. Companhias que prestam serviços essenciais, como coleta de lixo e fornecimento de água e energia elétrica, também poderão seguir atendendo a população.

Durante o lockdown, fica proibida a circulação de pessoas a pé em São José do Norte, a não ser que seja essencial e justificável.  No período, permanecerão interditados espaços públicos usados como ponto de encontro e que são focos de aglomerações. Praias também seguirão com circulação restrita. Permanecerão obrigatórios, também, o uso de máscara, o distanciamento social e a adoção de todos os protocolos de higiene e prevenção previstos contra a Covid-19.

Restrição para evitar contágio pelo vírus

O decreto de lockdown foi editado pela prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig (PSDB), nessa segunda-feira (27). A medida leva em conta uma deliberação do Comitê de Gestão da Crise do Coronavirus da prefeitura que constatou aumento expressivo, nos últimos dias, no número de casos de Covid-19 na cidade.

Conforme a prefeitura, o bloqueio total tem caráter pedagógico e ocorrerá para alertar a população sobre a gravidade do momento. A intenção é diminuir a circulação de pessoas no fim de semana por meio da redução de atividades e serviços em funcionamento. A medida também visa estimular que as pessoas mantenham distanciamento e isolamento social.

Coronavírus em São José do Norte

A cidade, que tem cerca de 30 mil habitantes, tem 353 casos do novo coronavírus. Segundo boletim divulgado pela prefeitura no final da tarde desta terça-feira (28), 133 casos seguem ativos e 210 pessoas já se recuperaram da doença. 10 óbitos por Covid-19 foram registrados no município.

📰 Receba as notícias do Agora no seu WhatsApp e Telegram
Notícias relacionadas