Santa Casa entrega 27 novos leitos de UTI em Porto Alegre e Gravataí

Instituição ampliou a disponibilidade de vagas para pacientes com Covid-19

Novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes com Covid-19 foram disponibilizados nesta quarta-feira (29). A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre entregou 17 leitos no complexo hospitalar da Capital e 10 no Hospital Dom João Becker, em Gravataí, na Região Metropolitana.

Leitos entregues no Hospital Dom João Becker, em Gravataí. Foto: Natacha Oliveira/Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Com as entregas, a instituição passou a contar com 100 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com infectados pelo novo coronavírus. São 20 vagas a mais do que o previsto no início da pandemia. Os novos leitos são frutos de convênios firmados com as prefeituras das cidades beneficiadas.

A entrega dos novos leitos em Porto Alegre marca a conclusão de uma campanha lançada pela Santa Casa para arrecadação de recursos. A verba foi destinada à aquisição de 80 leitos de UTI dedicados ao tratamento de pacientes da Covid-19.

Diante do cenário atual da pandemia em Porto Alegre e no estado, a Santa Casa informou que ampliou a meta para 90 leitos. São 10 leitos a mais do que o projetado inicialmente para a Capital.

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, os leitos de UTI Covid-19, assim como outros 134 de internação, estão organizados de modo que não haja comprometimento da assistência não-Covid. A instituição informou que os atendimentos normais está mantidos em sua plenitude nos seus hospitais.