Rua Siqueira Campos tem faixa exclusiva para ônibus a partir desta quarta

O trecho dedicado tem um quilômetro, com objetivo de proporcionar mais rapidez e confiabilidade aos passageiros que chegam ao Centro de Porto Alegre.

Entrou em operação nesta quarta-feira (15) o novo de trecho de faixa exclusiva do transporte coletivo, na rua Siqueira Campos, no Centro Histórico. O funcionamento do espaço exclusivo para ônibus, táxis e lotações é de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 20h.

O trecho dedicado aos ônibus tem um quilômetro, entre as ruas General Portinho e Uruguai. O objetivo é proporcionar mais rapidez e confiabilidade aos passageiros, de acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). A adequação integra os 13,4 quilômetros do Programa de Priorização do Transporte Coletivo implantados em 2020.

“O trajeto requalificado, no corredor cultural do Centro Histórico da Capital, também recebe uma remodelação dentro do conceito de ‘ruas completas’. Com uma nova ciclofaixa unidirecional, travessias de pedestres revitalizadas e urbanismo tático para oferecer uma experiência mais segura e democrática para todos”, destaca o engenheiro Marcelo Hansen, diretor técnico da EPTC.

A iniciativa, conforme a prefeitura, beneficiará 52 mil clientes de 19 linhas de ônibus. O local vai ter um período de acompanhamento e orientação aos motoristas, em que haverá reforço nas ações educativas e presença de agentes de fiscalização de trânsito para instruir sobre o uso adequado do espaço.