Rio Taquari volta a subir após chuva e entra em cota de inundação em Encantado

Prefeituras da região estão em alerta para a possibilidade de uma nova enchente, principalmente nas regiões mais baixas do Vale. Em Encantado, a água já chegou no patamar de inundação. 

Encantado, 8.jul.2020 | Cheia do Taquari deixa casas submersas. Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação

A chuva que atingiu parte do Rio Grande do Sul, entre a noite de sábado (11) e a madrugada deste domingo (12), fez o nível do rio Taquari voltar a subir. Prefeituras da região estão em alerta para a possibilidade de uma nova enchente, principalmente nas regiões mais baixas do Vale. Em Encantado, a água já chegou no patamar de inundação.

Em Muçum, a situação é de alerta. O Taquari subiu 6,45 metros desde as primeiras horas da manhã. Passou de exatos 6 metros às 6h da manhã 12,87 metros as 12h45. A cota de inundação é de 16 metros neste trecho do rio.

Conforme dados do CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), que monitora o Taquari, o nível chegou aos 11,04 metros, passando a cota de alerta em Encantado. O limite é de 11 metros. Conforme a Prefeitura do município, a cheia da semana passada foi a maior a ser registrada na cidade.

Estrela já está em estado de alerta, mas com o rio Taquari muito próximo da cota de inundação. As 14h, o nível era de 16,33 metros, quando a cota de cotação 17 metros.