Previsão alerta para chuva volumosa no Rio Grande do Sul

Na região da Campanha, o amanhecer será com temperaturas abaixo dos 5°C, e há possibilidade de geada.

O avanço de uma frente fria vai levar chuva para outras áreas da Região Sul do país nesta segunda-feira (6). O alerta é para chuva forte e volumosa, que pode acontecer a qualquer momento no Norte do Rio Grande do Sul.

A entrada de uma massa de ar frio de origem polar volta a derrubar as temperaturas sobre o Rio Grande do Sul. Na região da Campanha, o amanhecer será com temperaturas abaixo dos 5°C, e há possibilidade de geada.

Em Porto Alegre, apesar do excesso de nebulosidade, não há mais previsão de chuva. O tempo também volta a ficar firme em boa parte do interior do Estado.

Na terça-feira, uma mudança na circulação dos ventos e a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica vão provocar novos temporais na Região Sul do Brasil. Há alerta para chuva frequente e muito volumosa no Rio Grande do Sul.

Entre terça e quarta-feira a propagação de uma área de baixa pressão manterá a nebulosidade e a chuva em todo o território gaúcho, com possibilidade de temporais isolados, associados a fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente na Metade Norte.

Segundo o boletim da Seapdr, os valores esperados deverão oscilar entre 20 e 40 mm em praticamente toda Metade Sul e somente na Fronteira Oeste são esperadas chuvas inferiores a 10 mm.

Nas demais regiões, os volumes oscilarão entre 50 e 80 mm, e deverão exceder 100 mm no Planalto, Serra do Nordeste, Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte.