Porto Alegre ganha mais dez leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Hospital Restinga e Extremo Sul ganha nova ala para tratamento da Covid-19

Inaugurada nesta segunda-feira (13), a nova ala para tratamento da Covid-19 no Hospital Restinga e Extremo Sul (HRES), com 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 17 de enfermaria, já pode começar a receber pacientes. A ampliação do atendimento no HRES, realizada pela prefeitura de porto Alegre em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, faz parte da terceira fase do Plano Municipal de Contingência Hospitalar de Enfrentamento ao Coronavírus.

O projeto que contempla a expansão da rede de referência para tratamento da doença na Capital, além da suspensão de cirurgias eletivas. Até o momento, Porto Alegre já destinou 203 leitos UTI exclusivamente para cuidar de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

De acordo com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o avanço na oferta de leitos ocorre na mesma velocidade do aumento da demanda por internações em Porto Alegre. “Até agora, o número de leitos disponíveis para esses pacientes é igual ao número de leitos demandados. Iniciamos pelo Conceição e pelo Clínicas, depois Santa Casa e Hospital Vila Nova, e agora chegamos ao Hospital Restinga”, explica. Mas seguir com o aumento proporcional à demanda só será possível, segundo ele, desde que ocorra um controle da expansão da contaminação na cidade.

O diretor-geral do HRES, Paulo Scolari, destacou a dedicação da equipe para entregar o melhor serviço à população atendida, estimada em 100 mil pessoas dos bairros Restinga, Lami, Lageado, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol. “Nossa missão, desde que assumimos o hospital, é prestar o melhor atendimento a quem mais precisa na cidade, em uma estrutura que tem tudo de mais moderno em saúde. Atuamos como hospital de retaguarda da pandemia por um tempo, mas agora nos juntamos aos hospitais de referência. Toda equipe tem muito apreço pela forma como se está conduzindo a pandemia. Pra nós, vale a máxima de que o que é público tem que ter qualidade”, diz Scolari.

Para Dirceu Beltrame Dal’Molin, presidente da Associação Hospitalar Vila Nova – entidade que administra o HRES e também o Hospital Vila Nova, o momento pede união em torno da proteção da vida. “Temos quase 150 leitos para pacientes de Covid-19, entre os dois hospitais que administramos. Teremos uma ou duas semanas bastante difíceis pela frente, mas tenho certeza que ao passar essa pandemia, vamos sair muito mais fortes disso”, reforça.