Para evitar contato com dinheiro, cartões TRI são distribuídos em terminais

Medida foi adotada para evitar o contágio pelo novo coronavírus

A Prefeitura de Porto Alegre adotou mais uma medida para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A partir desta segunda-feira (20), a ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros) vai entregar na hora cartões TRI a usuários de ônibus que ainda não utilizam o sistema.

Equipes vão estar no Terminal Parobé, até as 19h, distribuindo gratuitamente os cartões, que poderão ou não já ter a primeira recarga para próximas viagens. A cada semana, será escolhido um local diferente para a entrega, com divulgação prévia no site tripoa.net.br.

Desde o início das medidas de isolamento social, o índice de pessoas que pagam a passagem de ônibus com dinheiro chegou a cerca de 20%. Agora, os registros da última semana apontam que mais de 30% dos usuários utilizam esta forma de pagamento.

“A ação que estamos desenvolvendo é um incentivo para que as pessoas migrem de vez para o TRI. Não existe a necessidade de manusear dinheiro, ainda mais durante a pandemia”, explica o secretário municipal extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello.

Como adquirir o cartão nos terminais:

  1. Verificar no site do TRI as datas e os locais onde estará equipe da ATP.
  2. Confirmar com a equipe do local, apresentando o CPF, que não há um cadastro ou cartão em seu nome.
  3. Apresentar carteira de identidade para fins cadastrais.
  4. Escolher entre um cartão sem créditos ou com R$ 10,00 pré-carregados.

Recargas posteriores podem ser feitas pelo site ou aplicativo do cartão TRI, no Posto TRI Terminal Triângulo (avenida Assis Brasil) ou na sede da ATP (avenida Protásio Alves, 3.885).