Pandemia: saiba mais sobre bloqueio do cartão TRI em Porto Alegre

A partir desta quinta-feira (9), os créditos de vale-transporte de empresas com atividades não autorizadas a funcionar serão bloqueados por até 15 dias em Porto Alegre.

A partir desta quinta-feira (9), os créditos de vale-transporte de empresas com atividades não autorizadas a funcionar serão bloqueados por até 15 dias em Porto Alegre.

“A medida extrema determinada pela prefeitura se faz necessária diante do aumento da velocidade de ocupação de leitos de UTI com pacientes de Covid-19 em Porto Alegre”, diz a nota da Prefeitura de Porto Alegre.

Para minimizar o impacto na rotina de trabalhadores que desempenham atividades essenciais, um sistema de consulta do status do benefício foi disponibilizado.

Durante essa quarta-feira, a lista de empresas que tiveram os créditos dos funcionários bloqueados estará disponível no site da ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros).

Na quinta, o usuário poderá verificar na seção “Bloqueio Vale-Transporte” a condição de seu cartão. O desbloqueio, se necessário, pode ser solicitado via e-mail [email protected] e pelo SAC 51-3027-9959 da ATP, e via EPTC pelo e-mail [email protected] ou 118.

Para liberar o vale-transporte o trabalhador deve ter em mãos, no momento da solicitação, seu contracheque ou Carteira de Trabalho, com o número do seu CPF e CNPJ do empregador. Esses documentos serão solicitados pelos atendentes e estão sujeitos a conferência.

Desde o anúncio da medida, equipes trabalham para identificar quais cartões podem ser bloqueados, levanto em conta o CNPJ e natureza das empresas cadastradas no sistema.

“Mesmo após uma análise minuciosa estamos sujeitos a equívocos. É uma situação atípica e trabalhamos intensamente nos últimos dias para realizar a operação com a mínima chance de bloqueio indevido. Se houver qualquer equívoco, vamos corrigir o mais breve possível”, destaca o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello.

Segundo a prefeitura, o bloqueio é feito pela conferência do CNPJ do empregador que fez a recarga dos últimos créditos de vale-transporte.

“Houve atenção especial aos setores essenciais como hospitais e empresas que terceirizam a compra de passagens dos seus funcionários – quando o CNPJ que aparece no sistema não é o mesmo da atividade do funcionário.”

Pela projeção realizada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre, a Capital precisa atingir um índice de 55% de isolamento para conseguir equalizar o volume de internações com leitos disponíveis para coronavírus.