Número de atingidos pelas enchentes passa de 5 mil no Rio Grande do Sul

Os dados são da Defesa Civil estadual, que contabiliza os prejuízos causados pelas chuvas em 30 municípios gaúchos.

Mais de 5.000 pessoas estão fora de casa em razão das chuvas e das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul desde segunda-feira passada (6). O maior número de atingidos está em São Jerônimo, na região metropolitana, onde 1.200 pessoas estão em abrigos públicos. Os dados são da Defesa Civil estadual, que contabiliza os prejuízos causados pelas chuvas em 30 municípios gaúchos.

De acordo com a Prefeitura de São Jerônimo, os bairros Vila dos Pescadores (Beira Rio), Princesa Isabel, São Francisco, Baixada do Centro, Passo da Cruz tiveram casas alagadas. Os atingidos foram levados para o ginásio Municipal Plácido Cunda dos Santos. Outros decidiram ir para casas de parentes e amigos. O governo municipal decretou situação de emergência.

Outra cidade muito atingida é Roca Sales, no Vale do Taquari, onde 1.045 pessoas estão fora de suas habitações. Quarenta e cinco desabrigados estão no CRAS do município. Cerca de mil pessoas desalojadas estão em casas de amigos e familiares. Neste sábado, a Defesa Civil Estadual entregou 6 mil máscaras faciais, 120 cobertores, 156 tubos de álcool gel, 20 face shields, 200 pares de luvas, 150 unidades de sabão em barra e 300 sabonetes. Os itens serão entregues para a população alojada no abrigo.

Em São Sebastião do Caí, 435 casas foram destruídas pelas cheias, conforme a Defesa Civil. Ao menos 38 famílias – cerca de 160 pessoas – atingidas foram removidas para dois abrigos municipais. Os desalojados que haviam deixado suas casas retornaram na tarde de sexta-feira (10).

As chuvas causaram duas mortes no Rio Grande do Sul. Uma das vítimas foi um senhor de 73 anos que teve o veículo arrastado pela enchente na quarta-feira (8). A outra ocorreu em Caxias do Sul, na terça-feira (7), em razão de um deslizamento de terra. Uma mulher ficou ferida nessa ocorrência.

Quadro de cheia dos rios deve continuar

Conforme dados da Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), o quadro de cheias das principais bacias hidrográficas do Estado deve continuar. Os rios Gravataí e do Sinos devem seguir em elevação nos próximos dias, em razão do escoamento da chuva dos últimos dias. Também há risco para a bacia do rio Uruguai.

Já o rio Jacuí apresentou, neste sábado, estabilidade e deve começar a reduzir a cota de cheia nos próximos dias. O Guaíba, que chegou aos 2,61 metros às 9h da manhã deste sábado, recuou. Medição da SEMA aponta nível de 2,58 metros.