Moradores da zona norte de Porto Alegre revivem drama de terem casas inundadas

Dois bairros têm problemas crônicos a cada chuva, com moradores perdendo tudo o que tem dentro de casa: Farrapos e Sarandi.

A chuva forte que atingiu Porto Alegre nos últimos dois dias fez moradores da zona norte da Capital reviverem o drama. A cada precipitação mais elevada, suas casas são invadidas pela enxurrada. Muitos, a cada vez que chove de forma mais expressiva, perdem tudo. Nesta quarta-feira não é diferente, mais uma vez.

Um dos pontos onde o problema é crônico é o bairro Farrapos, região que fica próxima à Arena do Grêmio. Na terça-feira da semana passada, moradores já tinham tido suas casas invadidas pela chuva intensa. Oito dias depois, a situação se repete.

Na rua Graciano Camozzato, a rua mais parece uma lagoa. Até os ônibus que fazem a linha 703-Vila Farrapos precisam ir em baixa velocidade em razão do acúmulo de água na via.

Moradores reclamam – e com frequência – da deficiência do sistema de bombas do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) no bairro. De acordo com eles, as bombas não tem capacidade para atender a necessidade da região. E que, mesmo ligadas, demoram de duas a três horas para conseguir drenar a quantidade de água acumulada nas ruas do Farrapos.

Outro bairro que sofre com as chuvas fortes é o bairro Sarandi. Na tarde de terça-feira (7), o arroio transbordou com a chuva forte.