Mais de 630 mil clientes estão sem luz após temporais e ventania no RS

Ao menos 630 mil clientes estão sem luz no Rio Grande do Sul após aos temporais e os ventos fortes que atingiram o Estado entre terça (30 de junho) e esta quarta-feira (1º de julho). A instabilidade está associada a um ciclone extratropical que se formou na costa gaúcha.

Conforme a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), ao menos 510 mil unidades consumidoras estão sem fornecimento. O balanço foi divulgado as 11h. As regiões mais afetadas, são a Metropolitana (200 mil) e Litoral Norte (190 mil), seguida pela região de Pelotas (70 mil), Litoral Sul/Rio Grande (27 mil) e Camaquã (23 mil).

A companhia diz que o vento forte causou a quebra de muitos postes de madeira. Houve casos de postes que foram derrubados, junto com a linha elétrica, ao chão.

Na região Metropolitana, a Capital registra 100 mil clientes sem energia. Viamão tem 50 mil, Guaíba tem 25 mil e Alvorada, 15 mil. No Litoral Norte, as cidades mais atingidas são Tramandaí (32 mil clientes), Capão da Canoa (31 mil), Torres (22 mil) e Cidreira (19 mil). No Sul, Pelotas tem 45 mil, Capão do Leão tem 5 mil e Canguçu, 4 mil clientes em energia.

Por conta de problemas no sistema da operadora Oi, o sistema de teleatendimento foi suspenso. A CEEE orienta que os consumidores o serviço de mensagens de texto do celular ou pela Agência Virtual no site da empresa. Envie a palavra LUZ e o número da unidade consumidora – que está no quadro amarelo no canto superior direito da conta – para o 27307. Mas, atenção, o serviço funciona para o serviço nativo de mensagens do celular. A CEEE não recebe mensagens por aplicativos, como WhatsApp ou Telegram.

Danos na rede da RGE 

Já a RGE Sul/CPFL Energia registra 129 mil unidades consumidoras sem fornecimento de energia elétrica. A empresa diz que está com “equipes totalmente mobilizadas para restabelecer o serviço, priorizando a segurança dos colaboradores em campo e da população”.

Conforme a companhia, a região afetada é a de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, onde há cerca de 11 mil clientes sem fornecimento de energia elétrica.