Maior pista de skate da América Latina começa a tomar forma

Maior pista de skate da América Latina começa a tomar forma

O complexo skate park, que integra a obra de revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba (área de 15 hectares entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante), começa a tomar forma. O conjunto de pistas, que terá elementos simbólicos do cenário urbano da Capital, está com as obras 20%  concluídas. A ideia é agregar mais um atrativo ao local, que deve se tornar um ponto turístico voltado à prática de esportes e abrigar grandes eventos relacionados ao skate.

A novidade de elementos urbanos da cidade foi incluída em um dos formatos de pista que atende à modalidade street, no street plaza. Essa categoria abrange os praticantes das ruas. “A partir dessa ideia, a empresa executora observou o que atrai os praticantes da Capital e trouxe para o projeto três equipamentos simbólicos: o corrimão da Câmara Municipal, a ponte ondulada da Praça Itália e os bancos do calçadão de Ipanema, na Zona Sul da cidade, com uma releitura desses espaços”, conta o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

Também serão utilizados equipamentos como hidrantes e tampas de bueiro elevadas, além de elementos como âncora, atracadouro e correntes de ferro, em alusão à atividade portuária da cidade.

A obra da pista tem consultoria, acompanhamento técnico e execução da Confluência, uma parceria entre a Spot e a Rio Ramp Design, duas organizações do ramo, formadas por skatistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Conforme o projeto executivo, a área real de obra abrange 6.268 metros quadrados (m²) e a pista receberá 940,20m³ de concreto 19,50 toneladas de aço. O investimento contratual é de R$ 2.452.181,29.

A revitalização contará ainda com ciclovia, arborização, iluminação em led, três bares, 27 quadras esportivas e estruturas de apoio para prática de esportes.