Madeira apreendida vira casa em aldeia de Barra do Ribeiro

Índios da aldeia Mbya Guarani Yvy Poty, de Barra do Ribeiro, estão com uma casa quase pronta na aldeia após receberem doação de madeiras.

O material foi cedido para a Divisão Indígena e Quilombola da Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura).

Foram 10 metros cúbicos de madeira serrada de cedro apreendidas em Victor Graeff, no norte do Rio Grande do Sul, e transportadas para a aldeia. Esta é a segunda doação para a aldeia. A primeira foi de cedrinho para fechar as aberturas das casas.

“Procuramos dar o melhor destino à madeira aprendida, uma ação que certamente fará toda a diferença para essas famílias indígenas”, disse o secretário Covatti Filho.

“Uma das melhores políticas públicas para as comunidades indígenas ou para qualquer outro setor vulnerável é aquela que atinge justamente as demandas mais importantes das comunidades, aquilo que chega na hora certa atendendo a uma necessidade e que tem continuidade”, afirma a socióloga Márcia Londero, da Divisão Indígena da Seapdr.

No Rio Grande do Sul, das 158 aldeias, 54 são guarani, a maior população indígena dos litorais do Sul e Sudeste.