Levantamento mostra quem são as pessoas atrás dos volantes em aplicativo

Na linha de frente, motoristas de aplicativo contam com boas avaliações

Em comemoração ao Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, a 99 fez um levantamento para mostrar quem são as pessoas atrás dos volantes que movem a empresa em Porto Alegre. Os condutores porto-alegrenses contam com longas distâncias percorridas e boas avaliações na plataforma, segundo a enquete.

Um exemplo destacado pela empresa é o do operador de logística Daniel Eli Pinto. Ele entrou para a lista dos desempregados no começo deste ano, quando a usina de concreto onde trabalhava encerrou as atividades.

Casado e com um filho de 22 anos, fez seu cadastro como motorista de aplicativo e passou a circular pelas ruas de Porto Alegre. “As corridas que estou fazendo mais são para hospitais e também para funcionários de empresas que não querem que os trabalhadores fiquem expostos ao vírus na aglomeração dos outros meios de transporte”, explica o motorista.

O cuidado e a prevenção vem desde o tempo em que dirigia caminhão betoneira, no último emprego, mas Daniel relata que intensificou o cuidado desde o começo da pandemia. Uma das medidas adotadas foi fazer a desinfecção do seu carro na base de proteção da 99 instalada na cidade. Ele é o motorista parceiro que mais vezes realizou o serviço em seu veículo na capital.

“Tenho um filho que vai se formar este ano na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras, em Rezende-RJ), minha esposa não quer que nada aconteça de ruim comigo e nem com eles. Então tenho tido ainda mais cuidado, passo pano com álcool no carro, uso máscara e os passageiros entram e olham o selo da desinfecção e elogiam, dizem que se sentem mais protegidos. Isso me dá mais tranquilidade para trabalhar”, afirma.

Duas voltas ao redor da Terra

De acordo com a análise, os porto-alegrenses amam o volante. Para se ter uma ideia, a maior quilometragem rodada na cidade em 2019 foi de 89.148 km (período avaliado: de janeiro a dezembro de 2019), o que equivale a um pouco mais de 2 voltas ao redor da Terra, 7.429 corridas entre a Arena do Grêmio e Beira Rio ou ainda 15 viagens do Chuí (RS) ao Oiapoque (AP).

Somados à boa direção, carisma e limpeza também são o forte dos motoristas de Porto Alegre, que contam com ótima pontuação no app. O motorista que mais ‘brilhou’ na plataforma, conquistou 5 estrelas em nada mais, nada menos do que 1.473 avaliações (período considerado: desde o cadastro do motorista até Julho de 2020).