Jogos do Gauchão 2020 serão retomados em 23 de julho

Protocolo criado pela FGF foi aceito pelo governo do Estado

O presidente da FGF, Luciano Hocsman, esteve reunido com o governador Eduardo Leite. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Os jogos do Campeonato Gaúcho já têm data para retornar: 23 de julho. As partidas ocorrerão sem presença de público e mediante o cumprimento dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus. O retorno do Gauchão 2020 foi autorizado pelo governo do Estado nesta quinta-feira (9).

A decisão foi anunciada depois de nova reunião do governador Eduardo Leite com o presidente da FGF (Federação Gaúcha de Futebol), Luciano Hocsman. Foi permitido, também, o retorno dos treinos coletivos dos clubes de futebol a partir de segunda-feira (13), desde que haja aval das prefeituras.

Como está perto do encerramento do campeonato, a fase que será retomada, com todos os 12 clubes, será encerrada com três rodadas a serem realizadas em sete dias. A partir disso, o Gauchão seguirá com a participação de apenas quatro ou cinco equipes em sua reta final, reduzindo as possibilidades de propagação do vírus. Todos os jogos serão com portões fechados e restrições rigorosas na rotina dos estádios.

O governo do Estado aceitou os protocolos a serem seguidos pelos clubes apresentados pela própria FGF, mas o Comitê Científico pediu que alguns pontos sejam especialmente observados, como a restrição de pessoas durante os jogos e nos vestiários, a aferição da temperatura e a testagem dos envolvidos. Também foi solicitado um trabalho de conscientização para evitar aglomeração em bares e casas durante as partidas.

“Nós apelamos a todos que se mantenham sem fazer confraternização em função dos jogos e pedimos à federação que estimule os clubes, dirigentes e jogadores a chamarem a atenção dos torcedores para que não haja aglomeração nem reuniões para assistir ao jogos para que possamos preservar e cuidar da vida das pessoas”, ressaltou o governador Eduardo Leite.

Segundo o presidente da FGF, uma campanha de conscientização já vinha sendo planejada e, a partir desta sexta-feira (10), será executada. Ainda conforme o dirigente, o calendário de jogos está em fase final de definição, mas está confirmado que ocorrerão em apenas seis cidades (Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pelotas), para evitar deslocamentos e reduzir o contágio.

Protocolo para retomada

A viabilização da conclusão do Campeonato Gaúcho passou por uma série de reuniões até a aprovação. Um protocolo foi apresentado pela FGF e passou por análise técnica do Comitê Científico e avaliação do Gabinete de Crise do governo do Estado.

O documento elaborado segue as recomendações de órgãos governamentais e autoridades sanitárias. O plano reúne medidas de contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas e diretrizes operacionais básicas. Entre os apontamentos, estão a redução do número de sedes, jogos com portões fechados, testagem de todos os envolvidos e orientações que vão desde a concentração dos atletas até as entrevistas que sucedem os confrontos.