fbpx

Inmet prevê chuvas intensas no Rio Grande do Sul neste domingo

As precipitações podem agravar a situação dos rios no Estado, que estão em cota de alerta ou inundação desde a semana passada. Os que mais preocupam são o Caí e o Taquari.
Foto: Divulgação / Defesa Civil (Arquivo Agora no Tempo)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuvas intensas neste domingo (12) em regiões do Rio Grande do Sul. As precipitações podem agravar a situação dos rios no Estado, que estão elevados desde a semana passada. Os que mais preocupam são o Caí e o Taquari.

De acordo com aviso do Inmet, o volume de chuvas deve ficar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. Podem ocorrer ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. A área sob o aviso é a Depressão Central (Vales do Jacuí, região Central e região metropolitana), Encosta Inferior do Nordeste (Vales do Taquari, Sinos e Caí), Encosta Superior do Nordeste (Serra), Campos de Cima da Serra, Planalto Médio (região Norte), e Litoral.

Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet orienta que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. O telefone da Defesa Civil nos estados é 199 e do Corpo de Bombeiros, 193.

Inundação e rajadas de vento

Na última sexta-feira (10), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta, válido por 48 horas, para possibilidade de inundação em, Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Triunfo, São Jerônimo, Charqueadas, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita. Outro alerta emitido na sexta-feira, também válido por 48 horas, foi para a possibilidade de inundação nos municípios de Uruguaiana e Itaqui, em função do aumento do nível do Rio Uruguai.

As chuvas dos últimos dias vieram na esteira da passagem de mais um ciclone extratropical pela Região Sul, o segundo após oito dias do ciclone bomba, que ocorreu no dia 30 de junho.

Temperatura na Capital

De acordo com o Inmet, a temperatura mínima em Porto Alegre hoje (12) ficou em 12ºC. A máxima será de 16ºC, com pancadas de chuvas, trovoadas isoladas e ventos fracos, conforme o Inmet. Amanhã (13), a mínima será de 7ºC e a máxima, 15ºC. O céu amanhece com muitas nuvens e à tarde o tempo abre. A previsão é de ventos fracos na capital do Rio Grande do Sul.

Leia também

Total
47
Share