INMET alerta para risco de temporais no Rio Grande do Sul nesta quinta

Novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil nesta quinta-feira (16) e volta a chover forte sobre o Rio Grande do Sul.

Novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil nesta quinta-feira (16) e volta a chover forte sobre o Rio Grande do Sul.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para a possibilidade de temporais no estado gaúcho. O aviso é válido ao longo desta quinta.

A advertência para temporais começa a valer a partir da meia-noite, abrangendo as regiões Norte, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Região Metropolitana e Litoral gaúcho.

De acordo com o INMET, há risco de temporais com vento e chuva intensos nestas áreas do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h.

O INMET adverte para que, em caso de temporal, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores. O motivo é o risco de queda e descargas elétricas. Torres de transmissão e placas de propaganda também podem ser perigosas em caso de rajadas de vento.

Alerta para inundações

A Defesa Civil Estadual emitiu, nesta quarta-feira (15), um alerta para possibilidade de inundação em 17 cidades gaúchas em decorrência das chuvas acumuladas previstas para a partir de amanhã (16).

O alerta tem vigência de 48 horas e foi emitido em função risco hidrológico (inundações) nas bacias dos rios Gravataí, Sinos, Caí e bacia do Taquari.

O aviso é válido para cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, Montenegro, Lajeado, Santa Tereza, Roca Sales, Estrela, Muçum e Encantado.