Hospital recebe respiradores e abrirá 20 novos leitos em Rio Grande

Novos leitos semi-intensivos serão inaugurados no Sul do RS

Fachada do Hospital Universitário da FURG. Foto: HU-Furg/Ebserh/Divulgação (Arquivo)

O Hospital Universitário da FURG (Universidade Federal do Rio Grande) recebeu novos respiradores e abrirá 20 novos leitos no Sul do RS. Os ventiladores pulmonares vão equipar uma unidade que foi adaptada para receber leitos semi-intensivos destinados ao atendimento de casos da Covid-19.

A nova unidade vai atender pacientes em estado grave ou que necessitem ficar internados para cuidados semi-intensivos. A obra, iniciada em maio, está sendo realizada com recursos da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e da instituição. A ampliação da capacidade de atendimento – realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) – deve ser concluída ainda neste mês.

Os equipamentos comprados para a unidade estão chegando aos poucos e sendo testados. Somente depois desse processo, os aparelhos serão instalados e os leitos estarão aptos para receber pacientes.  O superintendente em exercício do HU-FURG/Ebserh, Fábio Lopes, destacou que estão sendo feitos todos os esforços para ampliar o atendimento, em um momento em que o Sul do RS registra aumento no número de casos do novo coronavírus. Desde abril, também foram implantados quatro leitos de UTI Pediátrica, seis leitos de enfermaria e dois de isolamento, com suporte intensivo.

“Conseguimos vencer uma das etapas mais difíceis que era a aquisição dos respiradores pulmonares. Os próximos passos são: o recebimento dos monitores multiparâmetro, que já foram adquiridos; a conclusão da obra, em fase final; a disponibilidade de recursos humanos e a manutenção de medicamentos. Em especial, esses dois últimos, precisam de atenção, pois temos falta de profissionais no mercado e de medicamentos para intubação, mas estamos trabalhando para solucionar todas as questões e colocar a nova área em funcionamento até o final deste mês”, explicou Lopes.