Grêmio tem 80 resultados negativos nos testes PCR para volta do Gauchão

O Grêmio cumpriu mais uma etapa do propósito de garantir aos seus atletas a melhor segurança sanitária na prevenção da Covid-19. O Clube informa que, das 81 coletas realizadas no último domingo, pelo método RT-PCR, 80 apresentaram resultado negativo. Somente um atleta, assintomático, teve resultado positivo. O Departamento Médico do Clube determinou o isolamento imediato do jogador e o acompanhará pelos próximos dias.

Os testes realizados no final de semana fazem parte do protocolo da Federação Gaúcha de Futebol para a retomada do Campeonato Gaúcho. Foram coletadas amostras de atletas, membros da comissão técnica e funcionários do Departamento de Futebol Profissional do Grêmio. A partir dos resultados, as 80 pessoas com resultado negativo para a doença causada pelo coronavírus podem frequentar a rotina da delegação durante o calendário.

Concentrada desde segunda-feira, a delegação viaja nesta terça a Caxias do Sul, onde acontece o Gre-Nal desta quarta-feira e retorna após o jogo para o Hotel Deville. Para garantir o isolamento e a segurança ideais, o período de concentração se estende até o fim da fase atual do Gauchão – quando o Tricolor enfrenta o Novo Hamburgo pela sexta rodada, no dia 29.

Implementado no início do mês de maio, o protocolo de prevenção da Covid-19 tem sido aplicado de forma rígida pelo Departamento Médico tricolor. A cada sessão de treinamento, os jogadores são submetidos a verificação da temperatura e encaminhados a uma área individual onde vestem as chuteiras. Até a liberação para as atividades com contado, no último dia 14, o elenco trabalhou dividido em grupos, cumprindo as atividades de forma individual e respeitando o distanciamento social.

Além dessas medidas, o Clube também investiu na testagem dos seus jogadores e funcionários do Centro de Treinamentos. Foram adquiridos 600 kits de uma empresa sul-coreana, e todos são testados a cada 14 dias. Desde então, foram 568 testes – incluídos os 81 do último domingo.

Um dos médicos responsáveis pela implementação do protocolo sanitário do Clube e posterior acompanhamento dos atletas, o doutor Márcio Dornelles comemora os 80 resultados negativos, que finalizam com êxito uma simbólica primeira etapa: deixar o elenco à disposição do técnico Renato Portaluppi para a volta dos jogos.

“O protocolo foi desenvolvido e aplicado desde maio. Fomos um dos primeiros clubes a retornar aos treinamentos. Isso mostra que estamos seguindo todas as medidas sanitárias, de biossegurança e nossos resultados estão sendo extraordinários. A direção, desde o primeiro momento, não poupou esforços em dar toda a condição para o Departamento Médico colocar os protocolos em prática”, diz.

Exemplo do êxito dos protocolos aplicados pelo Clube foi o reconhecimento da Comissão de Médicos da CBF. O doutor Jorge Pagura, presidente da Comissão, fez referências elogiosas às medidas adotadas pelo Tricolor, enquanto o doutor Márcio Dornelles participou de um webinar da Confederação para expor as medidas adotadas no retorno aos treinamentos.