Grêmio confirma jogador com covid-19 na véspera do Gre-Nal

De acordo com o Grêmio, o jogador está assintomático e foi imediatamente isolado.

Um dia antes do retorno do Campeonato Gaúcho, o Grêmio anunciou nesta terça (21) que um de seus atletas testou positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com o Tricolor, o jogador está assintomático e foi imediatamente isolado.

Os 81 testes realizados pelo clube fazem parte do protocolo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para a retomada do estadual. O Grêmio entra em campo para enfrentar o arquirrival Internacional, nesta quarta-feira (22) às 21h30. O elenco tricolor está concentrado desde a última segunda-feira (20) e viaja nesta terça para Caxias do Sul, local do confronto.

A definição do Gre-Nal para o Estádio Centenário, em Caxias do Sul, foi parte de uma grande discussão nos últimos dias. Na tabela original, o jogo deveria ser disputado no Beira-Rio, mas a prefeitura de Porto Alegre vetou a realização de partidas na cidade por causa da pandemia do novo coronavírus.

A FGF então marcou o jogo para o Estádio Centenário. A decisão gerou críticas. O argumento é de que o Beira-Rio tem mais estrutura para receber o clássico, sem correr risco de se locomover para outra cidade, além de estar com o campo em perfeitas condições.

Outra possibilidade seria jogar em Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, mas a prefeitura da cidade também vetou partidas de futebol. Após reunião no último sábado entre a FGF com os 12 clubes do Campeonato Gaúcho, o Gre-Nal foi confirmado para Caxias do Sul, e o possível cancelamento da competição foi rechaçado.

Em entrevista coletiva nesta semana, o volante argentino Musto reprovou a confirmação do clássico em Caxias do Sul: “Antes de tudo, não é justo o fato de ter que sair e jogar fora do Beira-Rio. A determinação não é coerente com as medidas que vinham sendo tomadas. Sinceramente, em nenhum lugar estaríamos mais seguros do que na nossa casa, com todos os protocolos que estamos fazendo há tempos. Em relação ao gramado, temos que nos adaptar. Não é uma decisão nossa, não passa por nós. Se nos perguntarem nós responderemos que sempre queremos jogar aqui no Beira-Rio. Sinceramente, o campo está impecável e estava tudo pronto para jogarmos com todas as medidas que estão sendo tomadas. São decisões que outras pessoas tomam. Temos que nos adaptar, é um clássico e temos que seguir em frente”.

Apesar da sequência do Campeonato Gaúcho, o clássico entre Esporte Clube Pelotas e Grêmio Esportivo Brasil foi adiado, e não tem data prevista para ser disputado. Assim como Porto Alegre e Novo Hamburgo, a prefeitura de Pelotas vetou a realização de partidas na cidade. O jogo estava marcado para esta quarta-feira.

O confronto entre Internacional e Grêmio é válido pela quarta rodada do segundo turno. O Inter lidera o grupo A, com 7 pontos em três jogos. O Grêmio é o primeiro colocado do grupo B, com 9 pontos em três partidas. O Caxias foi o campeão do primeiro turno.

Confira todos os jogos do retorno do Campeonato Gaúcho:

Quarta-feira (22)

15h – Ypiranga x Esportivo – Estádio Castanheiras (Farroupilha)

21h30 – Internacional x Grêmio – Estádio Centenário (Caxias do Sul)

Quinta-feira (23)

11h – Juventude x Caxias – Estádio Alfredo Jaconi (Caxias do Sul)

15h – Novo Hamburgo x Aimoré – Arena Alviazul (Lajeado)

19h – São Luiz x São José – Estádio Montanha dos Vinhedos (Bento Gonçalves)