Empresas Randon reforçam o atendimento de saúde para o enfrentamento da pandemia

Em diferentes frentes, as Empresas Randon têm se unido a parceiros para apoiar ações de combate ao novo coronavírus, trabalhando para a garantia da saúde e segurança dos colaboradores e da comunidade. Entre as medidas estão a doação de recursos, equipamentos e itens de proteção para as redes de saúde das regiões onde a companhia atua.

Juntamente com a empresa Marcopolo e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e região (Simecs), a companhia participa da campanha “Caxias contra a Covid-19”. Por meio dessa ação, foram adquiridos 15 ventiladores pulmonares, que reforçaram a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da Serra Gaúcha. Ainda por meio da campanha, as Empresas Randon doaram um lote de mil testes rápidos para o município de Caxias do Sul (RS), aumentando a capacidade de testagem da população, e colaboraram com a doação de equipamentos de proteção individual, como máscaras e óculos.

Como parte de um movimento para fortalecer as cadeias industriais do país, as Empresas Randon participam de um trabalho colaborativo, liderado pela fabricante de aviões Embraer, para a construção de 300 ventiladores pulmonares. Por meio da empresa Ferrari, controlada da Master Sistemas Automotivos, foram fabricados componentes para válvulas reguladoras de fluxo de ar e tubos venturi – usados para controlar a vazão e pressão de ar.

A companhia também buscou parcerias com as universidades, auxiliando no desenvolvimento de projetos de pesquisa para o enfrentamento da pandemia e como reforço das medidas de segurança da população. Foram realizadas doações de componentes para a produção de ventiladores pulmonares de baixo custo desenvolvidos pelo Parque Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul, e de insumos para produção de álcool para higienização. A companhia ainda atuou na produção de peças para protetores faciais doados aos profissionais de saúde e segurança, adaptando a linha de produção da Controil, controlada pela Fras-le, em São Leopoldo (RS). Esse projeto, integrado por outras empresas, é liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Houve ainda reforço nas ações assistenciais, com a participação da companhia na doação de mais de 130 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade de Caxias do Sul, e o aporte de recursos do ICMS no Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva, para o atendimento das pessoas em situação de rua em municípios do Rio Grande do Sul.

Além das ações de apoio e suporte para toda a comunidade, as Empresas Randon cumprem as orientações das autoridades sanitárias e executam rigorosos protocolos de saúde em suas unidades, que contam com postos de triagem para atendimento e esclarecimento de dúvidas, realização diária da medição de temperatura dos colaboradores nos acessos, orientações para o acompanhamento e autoavaliação dos funcionários sobre sintomas e suspeitas, entre outras medidas.