Detran/RS alerta para golpe envolvendo leilões de veículos

Quem for vítima desse tipo de golpe deve comunicar à Polícia Civil

Estelionatários estão usando sites falsos de leilões de veículos para aplicar golpes e ficar com o dinheiro das vítimas. O Detran/RS (Departamento Estadual de Trânsito) alerta que a população deve ficar atenta à prática.

Mesmo das fraudes se utilizando, muitas vezes, de nomes de leiloeiros credenciados, é possível identificar a fraude. A partir de alguns cuidados, os criminosos costumam dar pistas de que as pessoas estão se deparando com um golpe.

O diretor-técnico do Detran/RS, Fábio Santos, explica que esse tipo de golpe é comum. Segundo ele, atualmente os criminosos têm se valido dos leilões virtuais para enganar as vítimas, que muitas vezes não estão atentas aos detalhes.

“Por isso, achamos importante chamar a atenção de quem deseja participar para que veja em nosso site se realmente o leilão existe e os dados corretos do leiloeiro e dos Centros de Remoção e Depósito participantes antes de qualquer decisão”, alerta Santos.

Quem for vítima desse tipo de golpe deve comunicar à Polícia Civil por meio de um boletim de ocorrência.

Veja alguns passos a serem seguidos para saber se o leilão é verdadeiro:

  • Pesquisar no site do Detran/RS o calendário de leilões e os participantes, no qual é possível conferir a relação de veículos, data, hora, nome e site do leiloeiro, bem como telefones e endereços dos CRDs;
  • Desconfiar de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final .br);
  • Desconfiar de veículos que pareçam novos ou de concessionárias;
  • Pesquisar e agendar visita ao depósito para conhecer o bem pessoalmente;
  • Pesquisar a empresa em sites de reclamação;
  • Não efetuar o pagamento se a conta for de pessoa física. Nos leilões do Detran/RS, o pagamento do valor de arremate se dá na forma de guia própria (GAD-L), com pagamento diretamente na rede bancária conveniada.