Defesa Civil emite alerta para enchente em rios da região metropolitana

Como as cheias ocorreram em bacias hidrográficas que ficam mais distantes da região metropolitana, a elevação no nível dos rios deve ocorrer nos próximos dias.

Um alerta para a possibilidade de inundações em rios da região metropolitana foi emitido, na manhã desta quinta-feira (9), pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O risco é causado pelas fortes chuvas desta semana, que ocasionaram o transbordamento de rios das bacias do rio Taquari, do Caí e do Paranhana. Todas desaguam no Delta do Jacuí.

Os principais rios da metade Norte do estado encontram-se em declínio nas partes mais altas. Como as cheias ocorreram em bacias hidrográficas que ficam mais distantes da região metropolitana, a elevação no nível dos rios ainda não ocorreu de forma mais expressiva.

No entanto, os rios devem subirem nesta sexta e no fim de semana, projeta a Defesa Civil. Ou seja, ainda há tempo de prefeituras agirem, removendo pessoas que moram nas áreas ribeirinhas, caso seja necessário.

Conforme o órgão de proteção civil, há possibilidade de enchentes em nove cidades da região metropolitana. Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí, que são banhadas pelo rio Gravataí; Campo Bom, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, que são banhadas pelo rio dos Sinos.

Porto Alegre, que recebe as cheias destes rios e do Taquari, por caus do Delta do Jacuí, também pode ter cheia. A área mais vulnerável da cidade é a região do Arquipélago. Por causa disso, a Defesa Civil de Porto Alegre entrou em “estado de atenção” para o risco de enchente.

Porto Alegre, RS – 03.jun.2017 | Foto: Cesar Lopes/ PMPA