Defesa Civil de São Leopoldo emite alerta de risco de inundação e vendavais

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, realizou uma reunião de emergência, nesta segunda-feira (6) para alertar a população de forma preventiva sobre o nível do Rio dos Sinos.

Segundo a prefeitura de São Leopoldo, foi verificada, às 15h30 desta segunda, a marca de 4,22m, acima do nível de normalidade (média de 2,00m a 2,50m).

De acordo com a Sema (Sala de Situação, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura) haverá a formação de um ciclone extratropical, nesta terça-feira  (7), provocando chuva intensa, trovoadas e ventania sobre todo o Estado.

Sendo assim, foi emitido alerta de inundação nas ruas da Praia (Rio dos Sinos) e das Camélias (Pinheiro). Também foi emitido o alerta de vendaval.

O boletim da Sala de Situação chama atenção para volumes elevados de chuva, 80mm para o Vale do Sinos e para rajadas de vento que variam entre 70 km/h a 80 km/h podendo ser mais intensas na faixa leste (Região Metropolitana, Litoral e Serra).

O agente da Defesa Civil Willian Strack, informou que o nível do Sinos vem apresentando declínio ao longo da madrugada e início da manhã. “Na noite do dia 05, estabilizou nos 4,30m e está descendo 0,5cm por hora, sem apresentar riscos no momento. Como há previsão de muita chuva aqui e na região da Serra com certeza haverá um aumento no volume de água, por isso emitimos o alerta de inundação para as ruas da Praia e final da rua das Camélias. Inclusive já comunicamos os moradores das duas localidades”, disse.