Defesa Civil de Porto Alegre prorroga alerta de inundação na Capital

Os principais rios das bacias da metade Norte do Estado encontram-se em declínio, afetando a rotina das comunidades ribeirinhas do Lago Guaíba.

A Defesa Civil de Porto Alegre o prorrogou o alerta de inundação na Região do Arquipélago até esta quarta-feira (15). O órgão disse que está usando como base o monitoramento hidrológico da Sema (Sala de Situação do Rio Grande do Sul).

Conforme a Defesa Civil, os principais rios das bacias da metade Norte do Estado encontram-se em declínio, afetando a rotina das comunidades ribeirinhas do Lago Guaíba.

A decisão foi tomada, após reunião da Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergências) realizada na manhã desta segunda-feira (13). “A prefeitura segue em alerta para atender as famílias ribeirinhas”, disse a nota da Prefeitura de Porto Alegre.

Um total de seis famílias (15 pessoas) estão no abrigo emergencial do Município, montado na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros. Segundo a prefeitura, o local foi preparado para receber os desabrigados e oferece quatro refeições diárias, além de cobertores, roupas e materiais de higiene.

“Equipes da Defesa Civil do Município e da Fundação de Assistência Social e Cidadania [Fasc] estão no abrigo 24 horas acolhendo as pessoas e organizando os espaços para que seja respeitado o distanciamento social”, disse a prefeitura.

Na escola estão reservadas dez salas de aula, cozinha, dois banheiros com chuveiro quente e uma sala administrativa.

No caso de emergência, ligue para Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).