Covid-19: hospital abre inscrições para voluntários de teste da vacina no RS

Segundo o Hospital São Lucas da PUCRS, a previsão é que os testes da vacina iniciem na primeira semana de agosto.

O Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, abriu as inscrições para voluntários de teste da vacina contra a covid-19, a Coronavac.

Os voluntários interessados devem preencher o formulário (clique aqui). Segundo o hospital, a previsão é que os testes iniciem na primeira semana de agosto.

“Já na próxima semana, a equipe de profissionais do corpo técnico, administrativo e operacional designada para conduzir o estudo no Centro de Pesquisa do Hospital São Lucas da PUCRS, fará a triagem e seleção dos candidatos para o começo dos testes, previsto inicialmente para a primeira semana de agosto”, disse em nota.

Os voluntários devem ser profissionais da saúde, que estejam trabalhando em locais que atuem no tratamento do coronavírus, e que não testaram positivo para a doença.

Os selecionados receberão um contato do hospital para agendamento, checagem de critérios e demais orientações.

A Coronavac, como é chamada a vacina desenvolvida por um laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, vai imunizar 9 mil voluntários durante a fase de testes clínicos, a terceira fase da vacina.

Critérios de inclusão

  • Ser profissional da saúde e atuar em unidades especializadas em tratamento da Covid-19.
  • Ter mais de 18 anos.

Critérios de exclusão

  • Ter apresentado o diagnóstico prévio de covid-19 ou sintomas compatíveis com a doença nos dias anteriores à vacinação.
  • Ser gestante ou ter o desejo de engravidar durante os próximos três meses consecutivos.
  • Estar em período de amamentação.
  • Ter doenças crônicas sem devido controle, assim como doenças e/ou uso de medicações que comprometam o sistema imunológico.
  • Ter participado de outro estudo clínico com administração de produto sob investigação durante os últimos seis meses.
  • Ter recebido hemoderivados por transfusão nos últimos três meses.