Calor segue até quinta-feira, mas chuva e frio retornam no fim de semana

Previsão meteorológica da UFPEL indica como fica o tempo no RS

Depois de dias com temperaturas negativas e muito frio, o veranico tem marcado presença no Rio Grande do Sul. O último final de semana teve temperaturas típicas de verão ocorrendo pelo estado. Essa condição de tempo mais seco e temperaturas mais elevadas para a época deve persistir até a próxima quinta-feira (23).

As madrugadas serão caracterizadas por temperaturas amenas – muito altas para o período – e durante a tarde, temperaturas de até 30˚C serão observadas em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Entretanto, na sexta-feira (24), uma frente fria traz o retorno da chuva ao território gaúcho.

Devido à precipitação que é esperada, a previsão é de que o próximo final de semana seja de frio. As temperaturas mínimas devem ficar na casa dos 5ºC no sábado (25) e domingo (26). O volume de chuva será moderado, com acumulados entre 20 e 40 milímetros. Até o momento de publicação, não há previsão de tempestades severas para essa semana.

A previsão meteorológica é do CPMET (Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas) e alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). O boletim também registra que, depois da temperatura de -1˚C na quarta-feira (15), cinco dias depois, no domingo (20), Pelotas registrou 30˚C, uma variação extrema.