Brothers in Arms completa 120 dias de voluntariado com nova doação

Ao completar 120 dias de atuação, o Movimento Solidário e Voluntário Brothers in Arms entregou, na última semana, 340 filtros de ar para respiradores atualmente utilizados por pacientes em UTI em tratamento para o COVID-19 no Grupo Hospitalar Conceição. Não O grupo, que conta com mais de mil voluntários, fez a doação para marcar a data simbólica de sua atuação, na qual contou com a parceria do Instituto Unicred RS e da empresa SoftDesign.

Na ocasião, os filtros foram recebidos por Cláudio Oliveira e Cleber Verona, representando a Diretoria do Grupo Hospitalar Conceição, que é referência ao SUS no Rio Grande do Sul na batalha contra o Coronavírus. A doação acontece em um momento que se registra mais de 2 milhões de contaminados no Brasil, quando estamos próximos de 77 mil óbitos e, apenas no Estado, são mais de 45 mil contaminados e mais de mil óbitos registrados até o momento.

A atuação do Brothers in Arms foi iniciada em apoio a mais de 380 centros de saúde, incluindo 133 hospitais e 105 Unidades Básicas de Saúde (UBS), na intenção de doar equipamentos de proteção e segurança para quem atua na linha de frente do combate ao Coronavírus. Neste período, com a parceria de empresas, instituições e outras entidades, por meio do grande grupo de voluntariado, foi possível doar mais de 100 mil EPIs.

Estes equipamentos representam mais de 78 mil máscaras protetoras de acrílico (do tipo face shield), 12 mil máscaras cirúrgicas, mais de 5 mil máscaras especiais do tipo N95/PFF2, 2 mil aventais de proteção, quase 1.500 litros de álcool gel, 750 gorros, 500 propés, 374 óculos de proteção e, agora, 370 filtros de ar de respiradores dedicados a pacientes entubados por COVID-19. Além disso, o grupo conquistou o conserto de mais de 30 respiradores/ventiladores e monitores de acompanhamento de sinais vitais, entregues ao Hospital Pronto Socorro quando completaram 90 dias de atuação.

Essas conquistas também foram oportunizadas pelo fundo de doações, constituído a partir da parceria do Instituto Unicred RS, que por meio da plataforma de APOIA.se arrecadou mais de R$ 50 mil (entre pessoas físicas e jurídicas), com o propósito da angariação de recursos para a prevenção e auxílio no combate ao coronavírus e contra os efeitos da pandemia.

Para o Dr. Paulo Abreu Barcellos, presidente do Instituto Unicred RS, o trabalho da Brothers in Arms é essencial neste delicado momento e reflete diretamente os princípios e valores do cooperativismo: “O Instituto Unicred RS representa nossas cooperativas como um instrumento para que todos possamos exercer nosso papel social e de solidariedade com mais amplitude e relevância. A Brothers in Arms atua justamente com esta motivação, fazendo com que, a partir da cooperação, coloquemos em prática nosso compromisso com a comunidade”, declara.

Para saber mais, é possível acessar o site da Brothers in Arms e acessar ao vídeo com a doação para o Grupo Hospitalar Conceição. O Instituto Unicred RS segue recebendo doações para as entidades atendidas pela Brothers in Arms a partir da seguinte conta: CNPJ: 28.450.078/0001-27, Unicred -136, Agência- 2710, C/C- 603455-1.

Sobre a Brothers in Arms

Brothers in Arms – Voluntários contra o Covid-19 é uma rede para troca de informações para enfrentar a pandemia. Face à crise mundial no suprimento de materiais, equipamentos e serviços especializado, nossa missão é dar suporte complementar às equipes de saúde dos hospitais, facilitando a identificação e doação dessas demandas de emergência. Essa é uma ação civil, voluntária e sem fins lucrativos, que visa ajudar todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus.