Bebê nasce dentro de ambulância na BR-392, em Rio Grande

Gestante estava sendo levada de Piratini a Rio Grande e acabou tendo o parto no caminho

Quando os pais escolheram o nome de Kezya, queriam algo diferente do convencional. E foi exatamente assim que a menina chegou ao mundo neste domingo (26), às 12h30, na região Sul do Estado. Ela nasceu dentro de uma ambulância na praça de pedágio do Capão Seco, na BR-392, em Rio Grande.

Com 41 semanas e cinco dias de gestação, Elica percebeu, já ao amanhecer, que havia chegado a hora da filha nascer. “Por volta das 9h, senti a primeira contração, mas imaginei que não fosse nada, porque tinha passado muito bem a noite e a previsão era de mais uma semana”, conta. Com a insistência das dores, ela foi até o hospital e logo já se viu a bordo de uma ambulância.

Kezya e a mãe Elica passam bem após o parto dentro de uma ambulância. Foto: Ecosul/Divulgação

Acompanhada da mãe, Elica saiu de Piratini por volta das 11h30, com destino à Santa Casa de Rio Grande. No hospital, uma equipe já aguardava a postos. Entretanto, no trajeto, as contrações aumentaram. “Eu sabia que não chegaria a tempo de ganhar em Rio Grande, já que meus outros dois partos foram muito ligeiros”, conta a mãe da menina. Com a situação se agravando, quando passaram os limites de Capão do Leão, o motorista da ambulância acionou a Ecosul – concessionária que administra a BR-392 – e pediu apoio.

Na base do Capão Seco, o plantão de domingo dos socorristas Cássio e José Carlos parecia tranquilo, até que a ambulância trazendo Elica estacionou. Ao verificarem a situação, acionaram imediatamente a médica Bruna. Eles checaram a pressão e os batimentos cardíacos da gestante e perceberam que não daria tempo de mais nada. Foi o tempo de auxiliarem a chegada de Kezya e ouvirem o choro da bebê.

“Aquilo foi como um pôr-do-sol, eles abriram a porta da ambulância e eu já estava ganhando, ali mesmo”, relembra a mãe. Segundo ela, o acolhimento dos profissionais de saúde que lhe atenderam foi fundamental para se sentir segura e confiante. “A médica veio na ambulância comigo e os socorristas nos seguiram até chegarmos ao hospital”, destaca.

O parto realizado pelos profissionais do resgate da Ecosul contou com apoio das técnicas de enfermagem da prefeitura de Piratini que acompanhavam a gestante na ambulância. Kezya nasceu com 3,3 quilos e 47 centímetros. Ela e a mãe estão bem e seguem internadas na Santa Casa de Rio Grande.