Vão móvel da Ponte do Guaíba é liberado para içamentos após reparo em pilar

Conforme a CCR Via Sul, empresa que é a responsável pelo trecho concedido e pela manutenção da ponte, a recuperação terminou 4 dias antes do previsto.

Os içamentos do vão móvel estão liberados e voltam a funcionar normalmente já nesta quinta-feira (4). A volta da realização do serviço ocorre depois de uma manutenção em um dos pilares de sustentação da estrutura. Na sexta-feira da semana passada, uma embarcação colidiu na Ponte Getúlio Vargas, em Porto Alegre.

Uma análise feita por peritos e engenheiros apontaram a necessidade de intervenção imediata na estrutura danificada. As obras emergenciais foram executadas pela empresa proprietária da embarcação responsável pela colisão.

Conforme a CCR Via Sul, empresa que é a responsável pelo trecho concedido e pela manutenção da ponte, a recuperação terminou 4 dias antes do previsto. A previsão era que a ponte fosse liberada apenas após 10 dias o choque. O sinal verde para os içamentos ocorreu após um teste, realizado as 10h da manhã de hoje.

O acidente ocorreu na noite de quinta-feira passada (28), quando uma embarcação bateu em um dos pilares de sustentação do vão móvel. A estrutura, que é oca por ter escadas de acesso internas, foi danificada. Parte do concreto foi quebrado, junto com as treliças. O material teve que ser removido para ser substituído.

Acidente há 12 anos

Em 30 de abril de 2008, uma embarcação bateu na parte inferior central do vão móvel. O impacto foi tão forte que ocasionou o empenamento da viga principal do vão, além danificar os eixos que enrolam os cabos no içamento.

Movimentação intensa

Inaugurada em 1958, a Ponte do Guaíba é um dos principais cartões-postais de Porto Alegre. O içamento do vão móvel ocorre, em média, vez por dia e dura de 15 a 25 minutos, dependendo do tamanho do navio. Desde a metade da década de 2000, ao menos 40 embarcações passam pela estrutura por mês. Ou seja, em alguns dias há mais de um içamento.

O vão móvel tem 58 metros de extensão e aguenta até 400 toneladas de peso, conforme o DNIT. A pista é erguida a 33,5 metros acima do nível do Guaíba, permitindo a passagem de navios de grande porte. Ao todo, a Ponte do Guaíba tem 1,1 km de extensão, contando com duas faixas de rolagem em cada sentido, sem acostamento.