Surto de coronavírus em asilo de Santo Ângelo causa morte de idosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo, na região Noroeste do RS, confirmou, no último final de semana, um surto do novo coronavírus em um asilo da cidade. Nesta terça-feira (9), foi confirmada a primeira morte em decorrência da contaminação coletiva. É o sexto óbito no município.

Uma idosa, de 82 anos, é a vítima fatal. Ela estava internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital de Santo Ângelo e foi diagnosticada com Covid-19 na última sexta-feira (5). Segundo o atestado de óbito, a idosa faleceu devido à insuficiência respiratória, síndrome respiratória aguda, pneumonia viral e coronavírus.

São 14 casos de Covid-19 confirmados no Lar da Velhice Isabel Oliveira Rodrigues, onde a vítima morava na zona norte do município. Três pessoas – entre funcionários da instituição e idosos hospedados – seguem internadas em razão do surto.

Em relação aos demais casos diagnosticados, os funcionários da instituição seguem em isolamento domiciliar, já os idosos seguem isolados em uma área reservada do asilo. Ao todo, são oito idosos e seis trabalhadores contaminados com o vírus. 
 
O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, afirmou que, assim que os primeiros casos da doença foram registrados no local, foi imediatamente realizado o isolamento de funcionários e idosos que já apresentavam sintomas.

Enfermeiras da prefeitura estiveram no asilo e realizaram a testagem de todos os idosos e funcionários da instituição. “Ainda não podemos afirmar como o vírus chegou ao local, sendo que o lar cumpria as medidas de higienização, controle de pessoas no acesso, tapetes de sanitização e álcool em gel sempre frequente no ambiente˜, esclareceu Cavalheiro. 

98 casos de coronavírus em Santo Ângelo
Com um novo caso confirmado por teste rápido, Santo Ângelo chegou, nesta terça-feira (9), a 98 casos registrados de coronavírus. Os casos são contabilizados desde o primeiro contágio da doença, em 25 de abril, incluindo ativos, recuperados e óbitos. Ainda há 25 casos suspeitos que aguardam confirmação do Laboratório Central do Estado (Lacen).