RS tem primeiro registro de espécie de morcego que se alimenta de sangue

Técnicos da Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) identificaram, pela primeira vez no Rio Grande do Sul, a presença de exemplares de Diaemus youngi.

Ele é uma espécie de morcego hematófago, ou seja, que se alimenta de sangue. Três indivíduos da espécie foram capturados em janeiro de 2019 no município de Restinga Seca, sendo o primeiro registro no Estado.

Até então, o Rio Grande do Sul havia documentado a presença de apenas uma espécie de morcego hematófago, o Desmodus rotundus.

A descoberta foi publicada no periódico científico Notas sobre Mamíferos Sudamericanos, da Sociedade Argentina para o Estudo de Mamíferos. Após a publicação do artigo, novos espécimes de Diaemus youngi também foram encontrados na região das Missões.

O coordenador do Programa de Controle da Raiva Herbívora da Seapdr, Wilson Hoffmeister, explica que a espécie encontrada se alimenta de sangue de aves silvestres e galinhas criadas soltas (chamadas crioulas, caipiras ou coloniais) e, portanto, não transmite raiva, como é o caso da espécie mais comum no Estado, Desmodus rotundus.

“A Diaemus youngi pode transmitir doenças para aves, mas é difícil que consiga contaminar aves comerciais, criadas em galpão, porque esses espaços são telados justamente para evitar isso”, avalia.

Wilson frisa que não há nenhuma evidência científica de que a nova espécie propague a raiva herbívora. “É uma descoberta importante, mas não nos preocupa no combate à raiva. Descobrir essa espécie no Rio Grande do Sul pode, por exemplo, explicar a disseminação de doenças em aves que não tinham explicação lógica até o momento”, pondera.

Atualmente, devido à grande importância do Desmodus rotundus no ciclo da raiva dos herbívoros e o risco à saúde humana, a legislação ambiental brasileira permite o controle das populações apenas para esta espécie.