Rio Grande do Sul tem alertas para risco de temporal nesta quinta e sexta-feira

Os alertas são válidos para esta quinta e sexta-feira (12). A área com maior risco é a de fronteira com o Uruguai, onde há risco de tempestades, com chuva volumosa.

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu advertências para risco de temporais no Rio Grande do Sul. Os alertas são válidos para esta quinta e para a sexta-feira (12). A área com maior risco é a de fronteira com o Uruguai, onde há risco de tempestades com chuva volumosa.

Nesta quinta-feira (11), é válido o alerta laranja, indicando risco de temporais. Há condição para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e acompanhadas de raios a partir da tarde desta quinta-feira (11). O aviso é válido até o meio-dia desta sexta-feira (12).

O Centro de Previsão adverte que, localmente, a chuva poderá também vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade. Não é descartada a possibilidade de queda de granizo. Veja no mapa as regiões sob o alerta.

Arte: Agora no Tempo | Fonte: CPTEC / INPE

O alerta é válido para Fronteira Oeste, Campanha, Centro, parte do Noroeste e parte do Norte do RS.

Previsão de chuva intensa na sexta-feira

Para esta sexta-feira (12), segue o alerta para risco de temporais localizados na área destacada no mapa anterior. No entanto, o CPTEC adverte que a fronteira com o Uruguai pode ter chuvas expressivas. Como as condições são extremamente favoráveis a ocorrência de fenômeno adverso, o Centro de Previsão emitiu um alerta vermelho para a região da Fronteira Oeste, Campanha e Sul do RS.

De acordo com o CPTEC, há condição para chuva de moderada a forte intensidade e persistente. As precipitações podem ocorrer entre a madrugada e manhã da sexta-feira. Veja no mapa abaixo.

Modelos meteorológicos apontam possibilidade de chuva acima dos 100 milímetros nas cidades que ficam entre Bagé e Pelotas. As maiores precipitações estão anotadas, justamente, para as primeiras horas da manhã. No entanto, outro modelo indica precipitações de até 50 milímetros na mesma região. Ou seja, os modelos indicam possibilidade de grandes volumes de chuva em curto período de tempo, mas não são capazes de estimar com precisão a precipitação exata.

Na região em laranja – Fronteira Oeste, Campanha, Centro, parte do Noroeste e parte do Norte do RS – seguem as condições para temporais isolados.

Arte: Agora no Tempo | Fonte: CPTEC / INPE