Rio Grande do Sul tem alertas para ocorrência de temporais nesta segunda e terça

As advertências são válidas até a manhã desta terça-feira, conforme o órgão. Elas são motivadas pela formação de áreas de instabilidade que avançam pelo Estado.

Foto: Prefeitura de Chapecó / Divulgação

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) emitiu dois alertas para possibilidade de ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul. As advertências são válidas até a manhã desta terça-feira, conforme o órgão. Elas são motivadas pela formação de áreas de instabilidade que avançam pelo Estado.

De acordo com os avisos, grande parte do Rio Grande do Sul pode ter pancadas de chuva localmente forte e chance de acumulados pontuais expressivos. Podem ser afetadas as regiões da Fronteira Oeste, parte da Campanha, parte do Centro do RS, Noroeste, Norte, Serra e, Vales e região metropolitana.

Já nas cidades próximas da fronteira com a Argentina – entre a Fronteira Oeste e o Noroeste do RS –, há possibilidade de ocorrência de temporais. Além de acumulados expressivos, pode ocorrer queda de granizo isolado e ventania.

Não estão sob as advertências parte da Campanha, Centro, Sul e Extremo Sul do RS. As precipitações nestas regiões devem ser menos fracas, conforme o CPTEC.

Alerta do INMET 

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, também, uma advertência para ocorrência de tempestades no Rio Grande do Sul. São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos – de 60 a 100 km/h –, e queda de granizo.

O Instituto adverte para a possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O aviso é para as áreas da Campanha, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, dos Campos De Cima Da Serra, do Planalto Médio, das Missões, do Alto Uruguai, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Oeste Catarinense, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense e Litoral Sul Catarinense.