Professores vão à casa de alunos para ajudar nos estudos em Esteio

A estudante Kamilly Vitória Martins, do 3º ano, recebeu uma ajuda especial, na tarde desta quarta-feira (10), para responder as tarefas que sua mãe, Lindajara Martins, retirou na escola esta semana. A professora Valéria Pereira foi até a casa da aluna para esclarecer dúvidas e dar orientações sobre os conteúdos, em uma das primeiras visitas do acompanhamento domiciliar realizado em Esteio.

Essa é uma das medidas do Programa Emergencial de Educação da cidade da região Metropolitana, lançado no dia 29 de maio. A ação tem como objetivo assegurar a manutenção do vínculo escolar e a continuidade do processo educativo durante a suspensão das aulas presenciais. As atividades presenciais não devem ser retomadas pelo menos até o final de julho, em função da pandemia do novo coronavírus.

A partir de um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação, foram identificados alunos que poderiam precisar da visita por terem dificuldades para ter acesso à Internet. Eles são oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste primeiro momento, 200 estudantes de seis escolas municipais serão beneficiados, número que será ampliado, conforme a prefeitura.

O atendimento depende da concordância dos pais ou dos responsáveis pelos estudantes e tem duração média de, aproximadamente, uma hora por semana com cada aluno. Além de atuar diretamente na orientação do estudante, o visitador pode exibir os conteúdos on-line e acionar, por videochamada, o professor regente ou da área específica para sanar dúvidas do aluno.

“Estar com a professora aqui é muito bom, ajuda bastante para fazer as tarefas. Toda a semana estou buscando os exercícios para meus filhos, mas às vezes a gente tem dificuldade em entender e explicar o que está pedindo ali”, comentou Lindajara. Além de Kamilly, ela é mãe de Luiz Gustavo, 12 anos, que também receberá a visita de um professor, e de Nilmar, de 15 anos.

A seleção dos educadores que participam do projeto foi feita por edital, com adesão espontânea e respeitando critérios como não fazer parte do grupo de risco para Covid-19. Ao todo, 21 professores foram selecionados para irem à casa dos alunos. Os educadores participaram de uma capacitação a distância e receberam equipamentos de proteção individual (EPI), como máscara, escudo de proteção facial (face shield) e álcool em gel.

Ensino a distancia
Desde 11 de maio, a Prefeitura de Esteio está promovendo atividades escolares obrigatórias para os estudantes do Ensino Fundamental. O conteúdo é oportunizado de duas maneiras diferentes. Quem tiver acesso à Internet pode baixar o material nos meios digitais disponibilizados pelas escolas e entregar as tarefas pela mesma plataforma. Quem não tiver acesso à Internet, deve buscar os conteúdos impressos na escola onde estuda. A cada semana, o aluno busca novas tarefas e entrega as que retirou na semana anterior.

A realização das tarefas serve para completar as 800 horas de aulas que os estudantes têm de cumprir de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Os conteúdos foram definidos pelas equipes pedagógicas de cada escola e a Secretaria Municipal de Educação sugeriu o plano de trabalho.

No caso da Educação Infantil, a adesão às atividades em casa é facultativa. Além das propostas de trabalho on-line ou para retirada nas escolas, a prefeitura fará a distribuição de livros e de materiais pedagógicos às famílias para uso com as crianças, personalizados de acordo com a idade.