Prefeitura e entidades de Caxias do Sul pedem mudança de bandeira

A Prefeitura de Caxias do Sul reuniu, na manhã desta segunda-feira (15), entidades e sindicatos para avaliarem a decisão do Governo do Estado de inserir o município na bandeira vermelha do distanciamento controlado. A mudança da bandeira de laranja para vermelha foi divulgada pelo governador Eduardo Leite no último sábado (13).

O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, apresentou a decisão do Gabinete de Crise de solicitar ao Executivo que reveja a bandeira da cidade para os próximos 15 dias. Participaram da reunião, principalmente, representantes do comércio e do setor de serviços, que inclui hotéis, restaurantes e bares.

Após o encontro, o documento de protesto foi enviado ao Palácio Piratini. O Município aguarda agora a manifestação do governador Eduardo Leite, enquanto as restrições da bandeira vermelha passaram a valer nesta segunda-feira.

Questionamento ao Estado
Em virtude da troca da bandeira, o prefeito já havia convocado uma reunião do Gabinete de Crise na manhã de domingo (14). O grupo, composto por ele, pelo vice-prefeito Edio Elói Frizzo e por vários secretários foi quem decidiu solicitar a reconsideração.

A Prefeitura de Caxias do Sul questiona a alteração de critérios do distanciamento social sem aviso prévio aos prefeitos, o que causaria insegurança na tomada das decisões na área da saúde pública. Foi sugerido que o Estado avalie os municípios pela sua população, tamanho e esforço. Essa avaliação, pelo pedido da prefeitura, daria-se pelo o que cada prefeitura fez na área da saúde durante a pandemia.

Em meio à insatisfação, está sendo questionada a regulação de leitos em Caxias do Sul, que é feita pelo Governo do Estado. A gestão de Caxias do Sul considera que as vagas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) da cidade são ocupadas por pacientes de toda a região. As cidades da Serra gaúcha solicitaram, inclusive, a subdivisão da Serra por regiões das Hortênsias, Campos da Serra e Uva e Vinho.

Coronavírus em Caxias do Sul
A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul informou, na manhã desta segunda-feira (15), o 7º óbito por coronavírus na cidade. Trata-se de uma idosa, de 63 anos, que estava internada na UTI do Hospital-Geral desde 9 de junho. Ela faleceu no último sábado (13) e possuía doença cardiovascular crônica e diabetes.

Para reforçar o atendimento durante a pandemia, a Prefeitura de Caxias do Sul informou que abrirá 10 novos leitos de UTI no Hospital Pompéia e um no Hospital do Círculo. Recentemente, foram abertos 15 leitos UTI no Hospital-Geral e no Hospital Virvi Ramos. O Executivo também disse que iniciará a testagem das pessoas acima de 50 anos. A cidade tem 350 casos de pacientes testados positivo de Covid-19.