Prefeitura de Harmonia, no Vale do Caí, reforça campanha contra Covid-19

A prefeitura de Harmonia, no Vale do Caí, está reforçando a campanha para que a população adote cuidados de prevenção contra o novo coronavírus. A ação abrange a passagem de carro de som pela cidade, pedindo que as pessoas utilizem máscara em vias públicas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. E que mantenham o isolamento social.

Além disso há a distribuição de material informativo em bares, lanchonetes e restaurantes, solicitando cuidados redobrados com a higienização dos espaços, afastamento de mesas e cadeiras e outros cuidados. Além de insistir que os comerciantes não permitam a entrada de pessoas sem máscara em seus estabelecimentos.

Conforme o secretário municipal de Administração, Trânsito e Serviços Comunitários, Antônio Kunzler, a ideia é motivar as pessoas a cuidarem da sua saúde e a dos outros.

MUTIRÃO

Harmonia teve até agora 11 casos confirmados de Covid-19, desde março. Porém o Município chegou a ficar 46 dias sem nenhum novo caso da doença e voltou a ter exames positivos a partir do dia 6 de junho – com cinco casos registrados em uma semana. O esforço para mobilizar a população pela prevenção abrangeu inclusive um mutirão a Secretaria municipal de Assistência Social para fabricação e distribuição de máscaras de tecido.

A ação, que ocorreu ente abril e maio, contou com o apoio de 34 costureiras, além de estudantes e outros voluntários, que ajudaram a cortar os moldes. Alguns comerciantes também doaram parte dos tecidos e outra parte (junto com elásticos) foi adquirida pela prefeitura. O resultado foram 4 mil máscaras, o suficiente para mais de 80% da população local. E parte delas ainda estão à disposição para serem retiradas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras – Auxiliadora). O endereço é na Rua Vinte e Cinco de Julho, número 335, em frente ao Supermercado Harmonia, no Centro.