Mulheres vítimas de violência doméstica podem fazer denúncia em farmácias

A campanha Máscara Roxa, direcionada a auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica, foi lançada nesta quarta-feira (10). O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) é um dos apoiadores da campanha, que tem nas farmácias o ponto de referência para amparo dessas vítimas. Basta a vítima pedir uma máscara roxa ao atendente!

As farmácias que aderirem à campanha terão o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”. A mulher pode ir até o estabelecimento e pedir uma máscara roxa. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

A campanha começa com uma rede de farmácias com 600 pontos de venda em 251 municípios do Rio Grande do Sul, mas qualquer drogaria pode participar. Neste momento, a rede Farmácias Associadas é a única a participar da ação e os adesivos já estão sendo distribuídos às lojas.

A ação foi lançada considerando o aumento no número de casos de violência doméstica durante o período de isolamento social pelo novo coronavírus. Conforme especialistas, o confinamento da vítima com o agressor dificulta o ato de denunciar e novos canais são necessários.

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, participou da solenidade on-line de lançamento. Ela ressaltou a importância de haver canais seguros para que as vítimas façam a denúncia: “A violência começa de uma maneira leve, mas vai progredindo até ocorrerem os feminicídios. E é isso que queremos evitar. A família é a célula da sociedade. Se estamos prevenindo a violência contra mulher, estamos prevenindo a violência na família. Esperamos que isso tenha resultado a longo prazo, e venha a reduzir os números de violência social.”

Cartaz da campanha Máscara Roxa. Foto: ElesPorElas/Divulgação

Campanha Máscara Roxa

A campanha foi idealizada pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas – HeForShe Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres Brasil, que é coordenado pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT). O projeto tem o apoio de instituições ligadas aos poderes Executivo e Judiciário e entidades que atuam na prevenção e combate à violência contra a mulheres.

As farmácias que desejarem participar do projeto devem contatar o comitê por meio do celular (51) 99199-3641 ou pelo e-mail [email protected].

Sinal Vermelho

Nesta quarta-feira (10), também foi lançada a Campanha Sinal Vermelho, da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mulheres vítimas de violência poderão ir às farmácias de todo país, que aderirem à campanha, com um sinal vermelho na mão para identificar que precisam de ajuda.

Farmacêuticos e balconistas estão orientados a prestar auxílio e comunicar as autoridades sobre a denúncia.