INMET alerta para risco de temporais no Rio Grande do Sul nesta quarta

Também há risco de vendaval em quase todo o Estado, conforme o órgão. O aviso é válido ao longo desta quarta-feira e é motivado pela chegada de uma nova frente fria no RS.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para a possibilidade de temporais no Rio Grande do Sul. Também há risco de vendaval em quase todo o Estado, conforme o órgão. O aviso é válido ao longo desta quarta-feira (23) e é motivado pela chegada de uma nova frente fria ao RS.

A advertência para temporais começa a valer a partir da meia-noite, abrangendo as regiões da Campanha, Sul e parte da Fronteira Oeste e Centro do Rio Grande do Sul. De acordo com o INMET, há risco de temporais com vento e chuva intensos. Não se descarta queda de granizo em alguns pontos isolados.

Já o aviso para risco de ventania em todo o Estado começa a valer a partir do meio-dia desta quarta-feira. As rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h. O Instituto de Meteorologia alerta que podem ocorrer quedas de galhos ou de árvores por causa das lufadas de vento.

O INMET adverte para que, em caso de temporal, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores. O motivo é o risco de queda e descargas elétricas. Torres de transmissão e placas de propaganda também podem ser perigosas em caso de rajadas de vento.

Já o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) coloca apenas a região da Fronteira Oeste como em risco para ocorrência de temporais. Conforme o órgão de meteorologia, haverá condição para temporais e chance de eventual queda de granizo entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira.